Mercado de Luxo: Um alvo Móvel

Venho por meio deste Blog, tentar mostrar um pouco este mercado glamuroso, de grandes marcas. Mostrar como funciona tanto por dentro, representado pelo marketing destas grandes empresas, quanto por fora, representado pela mentalidade das pessoas que compram tais produto. Hoje em dia, é muito mais difícil imaginar um cenário preciso do que seja o estilo de vida luxuoso. Afinal, as pessoas moram, por vezes, em residências caras e possuem veículos de luxo, porém vivem quase sem mobília nenhuma dentro de casa, economizam no supermercado. “Às vezes, tudo o que têm na sala são almofadões, mas o carro de luxo é sagrado. Foi dessa forma que decidiram se expressar. Há outros que preferem um Honda Excel, mas não abram mão de um TV de plasma” diz George Ayres, vice-presidente de marketing da Jaguar da América do Norte. Além disto, muito dos consumidores de produtos de luxo, hoje me dia, são jovens de 25 anos com dinheiro para gastar. Os fundos utilizados por esses jovens para a aquisição de bens de luxo geralmente têm origem em pais ricos que geralmente se sentem culpados.  Essas novas definições de luxo e riqueza têm tornado cada vez mais difícil a tarefa da publicidade dirigida ao mercado de alto poder aquisitivo, observa Ayres. “Não se trata mais de grupos demograficamente limitados, hoje temos de estar presentes em todos esses nichos, porque isso é o que a turma de 25 anos está lendo.”  

 

 

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